domingo, 28 de agosto de 2011

Seja um motorista ecologicamente correto !

Abastecimento

O que é melhor, etanol ou gasolina? Segundo Vanderlei Borsari, gerente de transporte sustentável e emissões veiculares da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o etanol é a melhor pedida. "É um combustível renovável e tem uma grande vantagem. A cana-de-açúcar, sua matéria-prima, capta dióxido de carbono [CO2] durante seu cultivo, o principal gás do efeito estufa e que é lançado pelos carros".

  • A procedência do combustível é outro fator importante. "Desconfie de preços baixos. O líquido pode estar adulterado e render menos. 

  • Evite andar na reserva para que a sujeira acumulada no fundo do tanque não seja sugada pelo motor, deteriorando-o.

Manutenção preventiva

  • Faça a regulagem do motor entre 10 mil e 15 mil quilômetros rodados. As velas e os filtros de ar, de combustível e de óleo devem ser trocados por outros originais para não prejudicar a queima de combustível;

  • O óleo deve ser verificado semanalmente e substituído a cada 5 mil quilômetros ou de acordo com as indicações do fabricante do veículo;

  • A limpeza de bicos da injeção do combustível deve ser feita nos motores com mais de 40 mil quilômetros para saber se estão pulverizando combustível na proporção correta;

  • O catalisador, que reduz a emissão de componentes nocivos dos gases de escapamento, dura normalmente 80 mil quilômetros, segundo o mecânico. "Isso se a manutenção do motor estiver em dia".



  • A calibração dos pneus deve ser feita semanalmente. "Se estiverem murchos, exigem uma força muito maior e mais combustível para movimentar o carro". "Independentemente do veículo, se o seu pneu estiver calibrado com 5 psi a menos do que indicado pelo fabricante, vai consumir de 3% a 4% a mais", complementa Borsari.

  • O alinhamento da suspensão e o balanceamento das rodas também entram no check-list. "Rodas desalinhadas exigem mais força do motor e, claro, mais combustível", diz Losacco.

Direção econômica

  • Vá pela rota mais curta e, se possível, informe-se dos locais em que há congestionamento; fuja deles ou espere o trânsito melhorar. Toda vez que parar e retomar a velocidade, aumenta-se o consumo e as emissões;
  • Em um engarrafamento, se o carro ficar parado por mais de um minuto, compensa desligá-lo;
  • Evite acelerações bruscas, pois, para o motor não falhar, o sistema avança o ponto de ignição e aumenta o consumo para o carro ter mais força, o que polui mais;
  •  Troque as marchas sem "esticá-las" muito, de acordo com a média de torque do modelo, como indica o manual do proprietário.
  •  Não use o ponto morto com o carro em movimento. Compromete a segurança e não diminui a emissão, porque o automóvel continua consumindo. Nos carros com injeção eletrônica, com a marcha engrenada, basta tirar o pé do acelerador que o veículo consome menos;
  •  Não leve carga desnecessária. Peso maior, consumo maior.
  •  Evite transitar com vidros abertos quando estiver em alta velocidade, por exemplo em uma rodovia. A aerodinâmica do veículo é prejudicada, aumentando o consumo.
  • Se possível, evite usar o ar-condicionado. Segundo o gerente da Cetesb, “depende do tamanho do motor, mas, em geral, carro com ar-condicionado ligado tem incremento de 10% a 20% no consumo de combustível”.   
  • Dessa forma estaremos contribuindo para que a Natureza continue nos dando condições de sobrevivência. Vamos pensar em nosso futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário