domingo, 18 de setembro de 2011

Montadora quer erguer nove fábricas dos motores "verdes" e Brasil está nos planos

Das montadoras mais tradicionais, a Ford é a que tem investido mais em projetos globais. E uma das engrenagens fundamentais foi apresentada na última terça-feira (13), no Salão de Frankfurt (Alemanha). O motor 1.0 Ecoboost – com três cilindros em linha, injeção direta de gasolina associada a um turbocompressor – representa o “estado da arte” em motores ecológicos. Tem poder de motor 1.4 e bebe menos que um 1.0 litro.

O diretor de Powertrain da Ford Europa e um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos motores Ecoboost, Graham Hoare, disse à Autoesporte que a montadora planeja erguer nove fábricas de motores Ecoboost no mundo dentro dos próximos anos – as duas já existentes ficam na Europa. E uma dessas fábricas deve ser construída no Brasil. O executivo não confirmou a informação, mas disse que há boas chances.

Um dos veículos que usará o moderno motor 1.0 Ecoboost é a nova geração do subcompacto Ka, cotada para ser produzida no Brasil a partir de 2014 – no lugar do Ka atual. Esta geração sucessora (feita sobre o protótipo Start) será global, o que reforça a tese de que o Brasil terá uma das fábricas do motor Ecoboost. Segundo a Ford, o bloco gera 120 cv de potência e 17,3 kgfm de torque entre 1.300 e 4.000 giros.

Em junho, a Borgwarner anunciou nova fábrica no Brasil e o presidente da filial brasileira disse que fornecerá os turbos para os motores Ecoboost da Ford que serão produzidos no país. Mas o motor 1.0 da família "verde" usa um turbo da Continental (nos blocos 1.6 e 2.0 Ecoboost, o turbo é da Borgwarner).






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